Diretor de Artes 3D propõe crowdfunding pra realização de filme baseado em ‘Caverna do Dragão’
Na semana passada, a Renault lançou uma campanha publicitária que deixou os brasileiros nostálgicos e ao mesmo tempo mobilizou milhões de pessoas nas redes sociais que, impactados com a peça publicitária, pediam uma produção brasileira do icônico ‘Caverna do Dragão’ (Dungeons and Dragons). Na ação, a montadora traz de volta os personagens da série em live-action, desenho norte-americano dos anos 1980 que se tornou um fenômeno no Brasil.
O diretor de arte digital Fernando Rodrigues de Oliveira, conhecido como Fernando 3D, é um dos principais nomes da arte digital no Brasil e também se mostrou surpreendido com a peça publicitária: “foi uma das melhores produções já feitas para um comercial que já vi. Foi mágico e nostálgico. Efeitos especiais de primeira categoria, afinal, os melhores modeladores 3D e animadores saem daqui do Brasil para trabalhar nas superproduções em Hollywood. Prova disso é o diretor Carlos Saldanha, do filme ‘A Era do Gelo’.
A campanha, dirigida pela agência DPZ&T, conta com efeitos especiais e computação gráfica inspirada em grandes produções de Hollywood além de contar um dragão com a cara de Game of Thrones. A propaganda foi filmada na Argentina, próximo à fronteira entre Bolívia e Chile.
O diretor de arte revela que após o comercial ir ao ar, muitos fãs passaram a pedir por um filme do ‘Caverna do Dragão’ feito no Brasil e que há plenas condições de tornar esse pedido em realidade: “é raro ver brasileiros apoiando produções de filmes com CG feito no Brasil, pois aqui não temos uma cultura de filmes que usem computação gráfica a nível ‘hollywoodiano’. No entanto, esse comercial, feito por atores e profissionais brasileiros mostra que somos muito capazes de fazer um filme 100% nacional sobre o tema. Temos brasileiros espalhados pelo mundo afora produzindo e participando de animações e filmes de computação gráfica em Hollywood. Posso citar vários, como Eduardo Schaal (um dos profissionais que mais admiro na área) e o Fellipe Beckman um promissor brasileiro da computação gráfica que está morando no Canadá atualmente. Trabalhou nas produções de ‘Alita Battle Angel’, ‘Detetive Pikachu’ e ‘Sonic’, que será lançado em breve. O Brasil é um celeiro de talentos que infelizmente não sabe aproveitar muito bem a mão de obra nacional e isso faz com que muitos sejam obrigados a buscar oportunidades fora do país”.
Para tornar o sonho dos fãs em realidade, Fernando 3D sugere que seja iniciada uma campanha de crowdfunding (financiamento coletivo) para o filme: “uma das propostas que seria bem interessante é ter um crowdfunding para ter um investimento para a produção de um filme feito 100% no Brasil, além de ter investimentos de empresas parceiras. A chance de estourar com tanta capacidade e mão de obra que temos isso seria incrível. O trabalho é grande mas a honra e a representação que o Brasil terá lá fora iria ser muito épico. Se o filme se tornar uma realidade, eu mesmo me ofereço para dirigí-lo (risos)”.